Declaração de Fé
UNIDADE DE CRISTO
Esta Entidade Religiosa compromete-se a basear a sua conduta e ensinos, nas Sagradas Escrituras, a Bíblia, segundo a fé cristã evangélica, tendo como base doutrinal a seguinte declaração de Fé:
1. A BÍBLIA – 2 Timóteo 3:16; João 5:39.
A Bíblia é a única base da nossa fé. Cremos na Sua suprema autoridade como única e suficiente regra de fé e de conduta. É a imutável Palavra de Deus escrita, no Antigo e Novo Testamento, totalmente inspirada pelo Espírito Santo, sem erros ou enganos em tudo que nos declara. Devemos tê-la como autoridade final e suprema, em tudo quanto nos ensina.
2. A TRINDADE – Mateus 3:16-17; 2 Coríntios 13:14; 1 João 5:7-8.
Toda a nossa crença é em um único Deus eterno e verdadeiro, existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, onde cada uma possui todos os atributos da Divindade
3. JESUS CRISTO – João 1:1; Mateus 1:23.
Cremos que Jesus Cristo é o próprio Deus, a Palavra Viva, Filho Unigénito. Fez-se homem, concebido sem pecado pelo poder do Espírito Santo, para remissão de toda a humanidade, coexistindo n´Ele, a natureza humana e divina e é o único mediador entre Deus e os homens.
Cremos que viveu uma vida perfeita e sem pecado, morreu por Sua livre vontade como substituto pelos pecados dos homens e para salvação de todos quantos n´Ele crêem e ressuscitou em vitória ao terceiro dia, em corpo glorificado e ascendeu ao céu. Voltará à terra como nos prometeu, para consumar a história segundo o plano perfeito de Deus.
4. ESPÍRITO SANTO – João 16:7-8; Gálatas 5:22-23.
Cremos no Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade de Deus, que foi enviado ao mundo para nos revelar e glorificar Jesus Cristo. É Ele que opera na conversão e regeneração do pecador e lhe concede poder para exercitar dons e testemunhar do Evangelho. É o Consolador prometido por Jesus Cristo, aquele que nos santifica e que vive no crente e opera maravilhas através dele, por meio da fé.
5. O HOMEM – Génesis 1:26; Romanos 3:23; João 14:6.
Cremos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e separado da Sua presença pela desobediência, que o conduziu ao pecado por natureza e escolha.
6. A SALVAÇÃO – João 3:3; Efésios 2:8-9.
Cremos que a salvação é a graça de Deus, favor não merecido, para todo o pecador que se arrepende. Não é por obras, ou cerimónias, mas pela fé em Jesus Cristo, quando o declaramos Senhor e Salvador da nossa vida. E é o Espírito Santo que testifica em nós que fomos feitos filhos de Deus e nos confirma a verdade da promessa contida na Palavra.
7. O CORPO DE CRISTO – 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 4:15-16.
Cremos na Igreja como o Corpo de Cristo, constituída por todos quantos creram em Jesus Cristo, vivos ou mortos. Onde Jesus Cristo é o Cabeça. A Palavra de Deus, exorta todo cristão a congregar-se para louvor, adoração, edificação do corpo e participação nas Ordenanças, segundo a Palavra de Deus.
8. O ESTADO DO HOMEM APÓS A MORTE E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS – 1 Coríntios 5:6-9; Lucas 16:19-31.
Cremos que após a morte física, o cristão vai para a presença do Senhor, onde aguarda a ressurreição do corpo para bênção e glória eterna. Se for incrédulo, entra numa eterna e consciente separação do Senhor e aguarda a ressurreição de corpo, para juízo e condenação eterna.
9. MISSÃO DO CRISTÃO – Marcos 16:15-18; Romanos 12:9-21
Cremos que é dever de todo o cristão, servir a Deus, cumprir a Grande Comissão, ir e pregar o Evangelho, fazer discípulos, ajudar o próximo, cooperar para a paz entre os homens e União da Igreja de Cristo. Fomos comissionados pelo Senhor em defesa da Sua Causa. “A salvação do mundo”
A Unidade de Cristo, aceita também os ensinos históricos doutrinais, reconhecidos por verdadeiros cristãos. Respeitamos a liberdade de convicção sobre outros aspectos doutrinais e desejamos que nenhuma interpretação sirva de obstáculo, na concretização dos objectivos de Deus para o alargamento do Seu Reino.